quimica tecnologica
Escola de Engenharia
Engenharia Civil – Turma 2A
Disciplina: Química Tecnológica
Questionários
Aula 1 – Rochas Carbonatadas Cálcio-Magnesianas
1) Quais os minerais presentes nas rochas carbonatadas e suas respectivas fórmulas químicas e estruturas cristalinas? Rochas carbonatadas são rochas constituídas em 50% ou mais pelos seguintes minerais: Calcita (carbonato de cálcio, CaCO3, estrutura romboédrica); Aragonita (carbonato de cálcio, CaCO3, estrutura ortorrômbica); Dolomita (carbonato de cálcio e carbonato de magnésio, CaCO3.MgCO3, estrutura romboédrica). Podem ainda conter impurezas como quartzo, certos silicatos argilosos, óxidos metálicos de ferro e manganês, matéria orgânica, fosfatos, sulfetos, sulfatos, fluoretos. O termo calcário é empregado para caracterizar um grupo de rochas com mais de 50 % de carbonatos.
2) Apresentar a classificação das rochas carbonatadas segundo J.E. Passos Guimarães.
A classificação de Passos considera as relações CaCO3 / MgCO3 e Ca / Mg. Ver tabela dois página 1.
3) Citar empregos industrias das rochas carbonatadas.
Calcários para a indústria de cimento, e para a indústria de cal.
4) Exemplificar os empregos das cales e detalhar um deles.
Siderurgia; construção civil; papel e celulose; álcalis; industrias químicas e metalúrgicas; açúcar; carbureto de cálcio; couro; tintas; metalurgia do alumínio; tratamento de água. Na construção civil: produção de argamassas de assentamento e revestimentos (como agente plasticizante, de retenção de água e de incorporação de agregados, com ou sem aditivos). Produção de misturas asfálticas (como neutralizador de acidez). Fabricação de blocos ( em geral de 5 a 7% do volume do bloco).
5) Citar empregos dos calcários “in natura”.
Blocos ornamentais: estatuária, revestimentos de interiores e exteriores, arte fúnebre, lajes. Britado: preparação de argamassas e agregados, em pavimentos