Fundamentos e metodologias do ensino da natureza e sociedade
A natureza não deve ser analizada sem levar em conta sua imblicação com a sociedade, um vez que ambas estão interligadas. Assim a sociedade não pode ser estudada apenas mediante relação entre os grupos, mas sobretudo, a partir de sua interdependência com a natureza. Ao estudar tal relação, é preciso entender “[...] a complexidade da organização da vida no planeta terra: a de que existe um homem e uma natureza”
(TOMASONI, 2004, P. 13).
A sociedade é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto, pois ela destrói a natureza primitiva e, esta se reconstitui, resultado em formas diferentes de primavera, dando origem ao que chamamos de segunda natureza. Dessa forma ao destruir a natureza em busca da satisfação de suas necessidades ou “desejos”, a sociedade a reconstrói e se prepara para novas reconstruções, à medida que seu objetivo vai sendo atingido.
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que