FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CI NCIAS
Centro de Educação a Distância
Polo de Tupã
Pedagogia
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
Kelci Martin da Silva
Magali de Cássia Ramos
Maria Madalena Carpanezi de Lima
Sara Nitcheporenco Vasconcelos
RA: 358483
RA: 356684
RA:371255
RA: 363578
kelci.m.s@gmail.com magali_ramos3@hotmail.com madacarpanezi@hotmail.com sara.regi@ig.com.br Título: USO DA TÉCNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS
Professora Ma. Maria Clotilde Bastos
Tupã – SP
Introdução As considerações gerais sobre a Lei indicam a necessidade de construir novas alternativas de organização curricular comprometidas, de um lado, com o novo significado do trabalho no contexto da globalização econômica e, de outro, com o sujeito ativo que apropriar-se-á desses conhecimentos, aprimorando-se, como tal, no mundo do trabalho e na prática social.
Ressalve-se que uma base curricular nacional organizada por áreas de conhecimento não implica a desconsideração ou o esvaziamento dos conteúdos, mas a seleção e integração dos que são válidos para o desenvolvimento pessoal e para o incremento da participação social. Essa concepção curricular não elimina o ensino de conteúdos específicos, mas considera que os mesmos devem fazer parte de um processo global com várias dimensões articuladas.
O fato de estes Parâmetros Curriculares terem sido organizados em cada uma das áreas por disciplinas potenciais não significa que estas são obrigatórias ou mesmo recomendadas. O que é obrigatório pela LDB ou pela Resolução nº 03/98 são os conhecimentos que estas disciplinas recortam e as competências e habilidades.
Dada a importância de ciência e tecnologia em nossa sociedade, espera-se que o ensino de ciências possa promover uma compreensão acerca do que é a ciência e como o conhecimento científico interfere em nossas relações com o mundo natural, com o mundo construído e com as outras pessoas. Sendo a ciência uma produção cultural, ela representa um patrimônio cultural da humanidade e, nesse