SAMB DROMO
Fatos e História do Sambódromo
O nome oficial do Sambódromo é "Passarela Professor Darcy Ribeiro", um antropólogo, escritor, educador, professor universitário, político, ex-ministro, e vice-governador do Estado do Rio de Janeiro na época da construção.
Darcy Ribeiro é tido como um dos principais articuladores da construção da passarela do Samba, e a idéia de uma parte mais larga, em forma de praça cercada por arquibancadas ao final da passarela, é atribuída à ele, assim como o nome "Praça da Apoteose" é tida como sendo de sua autoria.
A idéia de Darcy Ribeiro era criar um espaço na extremidade final da passarela, onde ao final do desfile as escolas de samba e seus participantes atingiriam o esplendor final culminando cada desfile com uma festa monumental e gloriosa.
O Sambódromo foi construído em apenas 120 dias, usando muitas técnicas de construção pré-moldada em concreto armado. A pista tem 700 metros de extensão e 13 metros de largura na pista do desfile e sua capacidade é de aproximadamente 60 mil espectadores.
O SAMBÓDROMO
O Sambódromo do Rio de Janeiro é o nome popular da "Passarela do Samba", onde acontece os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Esta construção de 1984, fica na rua Marques de Sapucaí, local onde muito antes do "Sambódromo" as escolas já desfilavam. Mas antigamente as arquibancadas e camarotes para a assistência eram montadas anualmente para a festa, e ao termino eram desmontadas.
O sambódromo foi projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer e teve sua construção finalizada em 1984.
Se tornou um também um ícone arquitetônico do Rio de Janeiro, e este tipo de construção acabou desencadeando uma onde de construção de "sambódromos" por várias capitais do Brasil. Tudo começou em 1983, com um pedido dos sambistas do Rio de Janeiro para o recém eleito governador Leonel Brizola e de seu vice Darcy Ribeiro, sobre um local mais apropriado para a realização dos desfiles de Carnaval na cidade - que sofria na época com o monta