Fundamentos e Metodologia de Ci ncias
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
Gislaine Maggiori Capuzzo - RA: 5570153781
Graziela da Silva Gontijo - RA: 5307956489
Luma de Andrea Takei - RA: 5705164818
Marcela Lorraine Martins Silva Passaglia - RA: 5222987599
Taika Z. da Silva Gonçalves - RA: 5766172617
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina
“Fundamentos e Metodologia de Ciências”, sob orientação do professor-tutor à distância
Rejiane Platero Ferreira
Ribeirão Preto, 30 de março de 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Introdução
Vivemos em um mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titânico processo, tecnocientífico evolutivo, tanto no contexto humano quanto no contexto animal. Sabemos, ou ao menos é razoável supor, que ele é infinito.
Onde as ciências naturais formam um campo de conhecimento vasto, e por vezes complexo, consolidase como uma das maiores áreas de produção de conceitos e de símbolos abstratos. Contudo. É capaz de fornecer, por meio de experimentação condições adequadas para os contatos iniciais, com esse mundo de noções e de concepções vagas. Visto, dessa forma, o ensino das Ciências Naturais podem se transformar em um importante campo de estruturação lógica, em que a criança pode iniciar sua formação intelectual e operacional.
Na tentativa de integrar os conhecimentos próprios da área de Ciências Naturais, como experiência pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, este trabalho foi idealizado partindo dos princípios:
Reflexão e Praticas Educativas. Considerando que o aprendizado cientifico pode ser aprendido a todo momento, fazendo parte do dia a dia do aluno.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Os PCNs para o Ensino de Ciências abrangem o contexto de vivência da