Fundamentos Sociol Gicos Da Educa O
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
PÓLO VITÓRIA – ESPÍRITO SANTO
CURSO DE PEDAGOGIA
ALESSANDRA MARIA DA SILVA RA: 446231
LETYCIA RODRIGUES DOS SANTOS COELHO RA: 446233
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
TUTOR PRESENCIAL: ENIR LUIZ DE BARROS
VITÓRIA 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho científico tem como objetivo identificar e listar os significados da sociologia e suas contribuições para a educação. Onde abordaremos assuntos relacionados à Sociologia de Durkheim e de outros pensadores. Para Durkheim Sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade, como também encontrar soluções para a vida social.
Este portfólio em de uma maneira geral falar sobre tudo o que é produção humana em sociedade, ou seja, as particularidades que cada indivíduo possui, no modo de falar, vestir, comer e etc.
Cada região tem sua cultura. Candau (2003), afirma que cultura é um fenômeno plural, multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar. É por sua vez um componente ativo na vida do homem e se manifesta nos atos mais corriqueiros da conduta do indivíduo e, não há pessoa que não possua cultura, pelo contrário cada um é criador e propagador de cultura.
Educar é formar e socializar o indivíduo, educação e cultura estão ligadas e relacionadas organicamente.
DESENVOLVIMENTO
Significados de sociologia e suas contribuições para a educação.
"A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta”. Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O