Fundamentos Sociol Gicos Da Educa O
JOSALE PEREIRA FERREIRA – 7989743235
MANOELA DA SILVA REPOLHO – 405442
MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA- 427996
MILTON GONÇALVES DOS SANTOS- 417740
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE FUNDAMENTOS
SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
MANAUS – AM
NOVEMBRO - 2014
Atividades Práticas Supervisionada como parcial da unidade temática
avaliação
Fundamentos Sociológicos da Educação, sob a orientação do professor tutor presencial Bruno
Porto e do professor à Distância Maria
MANAUS – AM
NOVEMBRO- 2014
Mariciane Mores Nunes.
1. INTRODUÇÃO
Émile Durkheim é um dos fundadores da sociologia moderna e o responsável pela expansão da sociologia francesa a partir do final do século XIX. Um dos seus mais importantes objetos de estudos foi o Fato Social.
Esta definição permite-lhe separar o indivíduo do coletivo social e psicológico e encontrar as condições de possibilidade de ligação da sociedade com os indivíduos. Embora tendo uma visão bastante conservadora sobre a sociedade e também sobre a educação, ele deixou grandes contribuições tanto para a sociologia como para a educação, pois a educação é um fato social e essa é a principal responsável pela construção do ser social.
1.1 SOCIOLOGIA
A sociologia é uma palavra híbrida (socio vem do latim e quer dizer sociedade, logia vem do grego e significa estudo). Assim sociologia significa o estudo da sociedade, dos comportamentos, instituições e práticas sociais. O objeto de estuo da sociologia engloba a análise dos fenômenos da interação entre os indivíduos, as formas internas de estruturas como as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis, os conflitos e as formas de cooperação gerada através das relações.
2. A SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
2.1 Introdução à Sociologia de Durkheim
O Estado é um regulador social com intuito de estabelecer a ordem na sociedade. A educação sendo uma das funções do Estado, consequentemente, também torna-se reguladora