PROVA INTR
O INDIVIDUALISTA LIBERAL NASCEU EM 1632.
EM 1666, LOCKE FOI REQUISITADO MÉDICO E CONSELHEIRO DE LORDE SHAFTESBURY, DESTACADO POLÍTICO LIBERAL. SHAFTESBURY FOI O MENTOR POLÍTICO DE LOCKE, EXERCENDO GRANDE INFLUÊNCIA EM SUA FORMAÇÃO LIBERAL.
Defensor da liberdade e da tolerância religiosa, Locke é considerado o fundador do empirismo, doutrina segundo a qual todo o conhecimento deriva da experiência. Como filósofo, Locke é conhecido pela teoria da tábua rosa do conhecimento, desenvolvida no ensaio sobre o entendimento humano. A teoria da tábula rosa é, portanto, uma crítica à doutrina das ideias inatas, formulada por Platão e reformada por Descartes, segundo a qual determinadas ideias, princípios e noções são inerentes ao conhecimento humano e existem independentemente da experiência.
OS DOIS TRATADOS SOBRE O GOVERNO CIVIL, 1679-80. O primeiro tratado é uma refutação da Patriarca, obra em que Robert Filmer defende o direito divino dos reis. O segundo tratado foi um ensaio sobre a origem, extensão e objetivo do governo civil. Locke sustenta a tese de que nem a tradição nem a força, mas apenas o consentimento expresso dos governados é a única fonte de poder político legítimo. No plano teórico, constituiu um importante marco da historia do pensamento político, e a nível histórico concreto, exerceu enorme influência sobre as revoluções liberais da época.
O ESTADO DE NATUREZA. Locke é um dos principais representantes jusnaturalismo ou teoria dos direitos humanos. O modelo jusnaturalista de Locke é semelhante ao de Hobbes: ambos partem do estado de natureza que, pela medição do contrato social, realiza a passagem para o estado civil. Em oposição a tradicional doutrina aristotélica, Locke afirma ser a existência do indivíduo anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Na sua concepção individualista, os homens viviam originalmente num estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza.
O