Fundamentos metodologicos de geografia e historia
O saber passará pela compreensão aprofundada do conhecimento histórico-geográfico que deverá ser entendido como um estudo cientificamente conduzido sobre a evolução das sociedades, levando à descoberta de que, na História e na Geografia, existem referenciais para cada um se encontrar a si próprio, construindo estruturas definidoras de uma identidade pessoal e de uma relação harmoniosa com o mundo que o rodeia.
Refletindo sobre a pluralidade de dimensões e objetivos da História e articulando em simultaneidade, não apenas o económico, o social e o político-institucional, mas também o cultural e o mental estabelecer-se-ão pontos de partida para a compreensão da dinâmica histórica como um processo de continuidades e mudanças, rupturas e permanências, assim como de projeções futuras na vida de cada cidadão.
O saber-fazer concretiza-se através da utilização dos instrumentos específicos das metodologias da História e Geografia e na aquisição de hábitos de exigência e rigor a partir do ensaio de processos investigativos.
O tratamento de informação/utilização de fontes, através da análise interpretativa do conteúdo de documentos históricos, de índole diversa, utilizando técnicas adequadas, permitirá a afirmação de uma autonomia pessoal e intelectual com o desenvolvimento do sentido crítico e de argumentação.
A construção do saber-se passa pela criação de um olhar crítico e problematizante sobre os dados sociais para uma intervenção criteriosa e conscienciosa, ajudando também a desenvolver e a consolidar a autonomia intelectual e cívica de modo a poderem vir a assumir as responsabilidades da cidadania, de forma esclarecida e solidária.
Promovendo o estudo do meio e a defesa do seu património cultural e natural conseguir-se-á descobrir o real prazer do conhecimento do passado, num exercício de reflexão histórico-geográfica que venha a convergir no apuramento da sensibilidade (sensibilidade estética / apreciação crítica das obras de arte), na