Fundamentos Históricos e Epistemológicos.
2. Na teoria de Freud, nós já nascemos com o superego? “O superego constrói-se por identificação com as imagens parentais...” (Freud, O Eu e o Isso, 1923).
Não nascemos com superego, ele é adquirido, pois envolve ideais e valores, inclusive morais, que se formam a partir da vivência e do contato com a sociedade em geral.
3. Comente essa afirmação: “O inconsciente é uma realidade humana que só podemos ter acesso de forma indireta.”.
O inconsciente é uma realidade que só temos contato através de mecanismos que são próprios da consciência (sentidos, significados, símbolos e etc), mas não temos acesso a esses mecanismos de forma direta, apenas indiretamente, através dos sonhos, lapsos de memórias, atos falhos e etc.
Os processos inconscientes permitem à mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos no nível da consciência.
Por exemplo: As bases dos mecanismos de defesa são as angústias. Quanto mais angustiados estivermos, mais fortes os mecanismos de defesa ficam ativos. Isso se dá pelo fato de que os problemas pessoais têm certo envolvimento emocional que diminui nossa objetividade e consequentemente somos levados a resolvê-los de forma indireta.
4. Faça um comentário de como entendemos o método experimental e interpretativo da psicologia.
O método experimental necessita de testes, em ambientes “artificiais” como laboratórios, por exemplo. Exige observação, hipóteses e ensaios científicos.
Já o interpretativo, exige a observação do mundo do autor, do leitor e do contexto histórico cultural.