graduação
Mestrado em Educação
Professoras: Elizeth Gonzaga dos Santos e Heloísa Sales Gentil
Acadêmica: Erica Silva Rocha
SÍNTESE DA LEITURA DO TEXTO: EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Andréa Lemes Lustig
Neste texto a autora se propõe a sintetizar uma das obras de GAMBOA (1998), denominada Epistemologia da Pesquisa em Educação. Obra na qual o referido autor orienta os pesquisadores da educação segundo suas próprias observações a partir da década de 70, quando as pesquisas na área da educação tornaram-se mais frequentes.
Segundo Lustig, Gamboa destaca que em muitas dessas pesquisas podem ser percebidos alguns problemas como o formalismo acadêmico, o ecletismo em relação às técnicas, a utilização de métodos e referenciais teóricos sem a compreensão dos seus fundamentos epistemológicos e das implicações filosóficas dos diversos caminhos do conhecimento.
Gamboa estaria assim associando a qualidade da pesquisa ao conhecimento do pesquisador em relação aos fundamentos epistemológicos que a sustentam.
Em seguida a autora aponta os caminhos seguidos por Gamboa em sua obra e cada um dos assuntos a serem abordados em cada capitulo respectivamente, acrescentando que este trabalho se limitará a apenas dois desses capítulos, o IV e o V. A autora com esse objetivo elenca alguns tópicos, que dizem respeito a elementos necessários a compreensão dos referidos capítulos, e que estariam compreendidos no capítulo I da mencionada obra, donde podemos sintetizar seus apontamentos, conforme segue explanado:
O sentido literal do termo epistemologia é teoria do conhecimento, sendo que a tradição positivista reduz a teoria do conhecimento em teoria do conhecimento científico.
A Teoria da ciência seria conhecida como metaciência em geral, tendo por objeto a própria ciência, considerando como conhecimento apenas o conhecimento científico.
O Neopositivismo e o Empirismo Lógico, sucessores da metaciência chamam o conhecimento científico de