FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Ângela Melissa Lotito – RA 419714
Josetânia Maria da Silva – RA 414513
Lilian Aparecida dos SantosMeirelles Lima – RA 407941
Tatiana Reis da Silva – RA 410970
Vivian Patricia Ramos – RA 421552
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
MA. MARICIANE MORES NUNES
COTIA, 23 DE SETEMBRO DE 2013
AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA NO CURRICULO ESCOLAR
O estudo da Filosofia começa pela compreensão gradual de um determinado problema ou conjunto de problemas filosóficos. O ensino da Filosofia nas escolas é muitas vezes de má qualidade, devido a uma incompreensão da natureza da própria Filosofia, e de seu conhecimento. Quando se fala de Filosofia fala-se sobre: criticar, discordar, argumentar sua sem pensar importar-se que os outros vão pensar.
Há as opiniões opostas dos filósofos, que nunca parecem chegar a um consenso mínimo, mas na verdade elas estão em partes corretas, mas com isso acaba desorientando os alunos e professores. Ensinar Filosofia é ensinar a pensar criticamente sobre os problemas, as teorias e os argumentos da Filosofia. Para isso, o estudante tem de ter instrumentos críticos e informação adequada. Só assim poderá debater de igual pra igual no as idéias filosóficas. Apesar de essas idéias serem praticamente senso comum nas melhores universidades onde se ensina filosofia, elas constituem algo que ainda está longe de ser uma realidade no ensino da filosofia.
O pensador, escultura de Auguste Rodin, representa a figura humana carregada de sincera preocupação e de profunda reflexão sobre seu destino. A escultura mostra de alguma maneira que devemos pensar sobre nossas vidas, sobre o que está acontecendo ao nosso redor e principalmente sobre o que está acontecendo no mundo. Assim, podemos começar a questionar e criticar sobre o que devemos aceitar. As pessoas desconhecem o uso da filosofia, praticamente em todas as áreas, ou até podem