Enfermeiro do trabalho
CARBOIDRATOS
Mais da metade de todo o carbono orgânico do planeta está armazenado em apenas duas moléculas de carboidratos – o amido e a celulose.
São formados por aldeídos ou cetonas derivados de poliidroxiálcoois de cadeias lineares com pelos menos três átomos de carbono.
Formula empírica (CH2O)n (para açucares simples).
Possuem amplas funções, atuam como fonte e reserva de energia, estrutural (componentes da membrana celular; comunicação intercelular e formação de ácidos nucléicos) e como matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas
Classificação: segundo o número de subunidades: monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. MONOSSACARIDEOS
Sólidos de sabor doce solúveis em água.
Esqueleto carbônico não ramificado.
São aldose ou cetoses, derivados respectivamente de Dgliceraldeído, um aldeído (-COH) com três carbonos, ou da Ddiidroxiacetona uma cetona (-COO-)
Classificados segundo o No de carbonos: triose (3C, ex.: gliceraldeído), tetrose (4C, ex.: eritrose), pentose (5C, ex.: ribose), hexose (6C, ex.: glicose)
Os monossacarídeos mais abundantes são as hexoses (D-glicose e
D-frutose) e pentoses (D-ribose e D-desoxirribose, ambos açucares dos ácidos nucléicos)
MONOSSACARIDEOS
TRIOSES
MONOSSACARIDEOS
MONOSSACARIDEOS
A ESTEREOQUÍMICA DOS
MONOSSACARÍDEOS
C6H12O6
MONOSSACARIDEOS
MONOSSACARIDEOS
MONOSSACARIDEOS
MONOSSACARIDEOS
MONOSSACARIDEOS
REAÇÕES DOS MONOSSACARÍDEOS
OXIDAÇÃO
REDUÇÃO
Se o oxigênio no carbono anômero (o grupo carbonila) de um açúcar não está ligado a qualquer outra estrutura, este é um açúcar redutor. Um açúcar redutor pode reagir com reagentes químicos
(p.ex., o reagente de Benedict), resultando num carbono anômero oxidado. Exemplo de açucares redutores são a glicose, lactose e maltose.
MONOSSACARIDEOS
LIGAÇÃO GLICOSÍDICA: a união de monossacarídeos
Um açúcar com um grupo hidroxila (R-OH)