Psicologia do Desenvolvimento
5 licoes:
1ª (histeria e hipnose): caso de uma garota que foi considerado de histeria. (sem problemas físicos/ perturbações psiquicas) o médico as anotara e repetira para a moça, que se encontrava em um estado hipnótico, com o intuito de fazer com que ela associasse idéias. tudo o que ela falava era associado com seu quadro de sintomas. Depois se percebeu que quando o sintoma era exteriorizado energeticamente, ele era curado. a partir do momento em que se trazem à consciência os traumas patológicos, eles podem ser automaticamente superados. as memórias devem ser buscadas de forma inversa ao cronológico, ou seja, da mais recente a mais antiga, para que o tratamento tenha o resultado esperado. Outro ponto que deve ser considerado é que a pessoa que está para entrar em hipnose deve querer e acreditar no tratamento.
2ª (repressão e resistência): janet acreditava q os pacientes histéricos seriam incapazes, como um todo, de manter a multiplicidade dos processos mentais. Freud trataria com a sua base terapêutica, diferente do trabalho laboratorial de Janet. Porém ele não dominara a técnica da hipnose, fazendo com que ele buscasse através do sonambulismo a sua solução. Afirmar que o paciente sabe o que ele não sabe, lembra do que acha que não lembra. a memória esquecida não era perdida! Essa afirmação fez com que Freud pudesse criar sua teoria de que existiria uma força resistência que tentava proteger o estado mórbido. idéia agora era suprimir essa resistência para que os sintomas pudessem ser superados. O processo de retirar da consciência os acidentes patogênicos correspondentes é que se chamaria repressão.
3ª(interpretação de sonhos e atos falhos): interpretação de sonhos é na realidade a estrada real para o conhecimento do inconsciente. sonhos das crianças: elas expressam, de forma geral, os seus desejos e acontecimentos ocorridos na véspera do sonho. Através do inconsciente é possível fazer um link com a histeria, uma vez que ambos possuem o