Fundamentos Filosóficos da Educação
O que podemos ver claramente no texto, é que o conhecimento, é a garantia para qualquer coisa que se planeje. Fala das perspectivas otimista, para a educação no século XXI. Principalmente em uma sociedade que cada vez mais, utiliza as tecnologias da informação. A educação vem a ser decisivo na criação de outros mundos; justos, produtivos e sustentáveis para todos.
Quando falamos, educar para outro mundo, vem na cabeça vários significados, mas o principal é ter conhecimento para lutar por nossos direitos, é conscientizar as pessoas que nós, podemos e temos a capacidade de mudar o mundo. Mas como podemos ver, não se pode mudar o mundo, sem mudar as pessoas, pois ambos estão interligados.
Educar para o novo mundo, é ter uma formação de caráter intelectual, e não somente de mão de obra qualificada. A diversidade é a característica fundamental da humanidade, onde educar para um outro mundo possível, supõe um novo paradigma holístico.
Já o que podemos ver no vídeo, são realidades totalmente diferentes, mostrando o ensino nas escolas estaduais, que deixa muito a desejar quando se é avaliada, como por exemplo, o Enem. E quando se fala das escolas técnicas se tem uma outra visão, um ensino propedêutico que juntamente com o ensino técnico, da ao aluno uma capacidade maior de aprendizagem.
O problema é que nessas escolas técnicas, a uma seleção dos alunos. Deveria ser pra todos. O que talvez faça a diferença nessas escolas, é a ligação que elas tem com as universidades, elas investem na capacitação dos professores, isso incentiva o docente em busca do saber.
Através de tudo isso que vimos, não nos resta duvida da desigualdade no nosso sistema de ensino.