Esportes
Avanços Tecnológicos
Nos Esportes
Apresentação
A tecnologia é tudo o que é inventado, construído e não importa em que ano ou data foi desenvolvido, o que importa é que foi uma criação naquele tempo significativa para àquele período. De modo simples e direto, pode-se definir que tecnologia e um conjunto complexo de técnicas, artes e ofícios, capazes de modificar e transformar o ambiente onde seres vivos habitam. Entretanto o voleibol também possui muitas tecnologias como por , exemplo: a bola que daqui há alguns anos, estima-se que irá possuir um chip. Essa bola vai desmarcar se, no caso, a bola saiu ou entrou na quadra adversária, resolvendo momentos de indecisões entre árbitros e jogadores. Outro aspecto é quanto a rede de vôlei, hoje ela possui uma maior elasticidade fazendo com que os jogadores não se lesionem durante a partida. Também podemos citar a quadra e a tinta que é utilizada para pita-la; se trata de uma tinta ante derrapante para o caso da quadra estar molhada ou com suor dos jogadores, após uma disputa de bola, não caírem.
Outro tipo de tecnologia está presente nos alongamentos dos atletas e nos movimentos deles. A tecnologia também é usada em roupas que agora absorvem e eliminam o suor do corpo mais rapidamente.
No treinamento dos atletas a tecnologia também está presente, pois estudos foram feitos e para cada necessidade do atleta e do time existe um determinado treino. Exemplo: capacidades motoras (são determinadas pelos processos energéticos e para melhorar é necessário um trabalho físico). Para capacidades coordenativas são necessários processos de condução e regulação dos movimentos .
Lesões no tornozelo em atletas de voleibol
As lesões acontecem por causa de instabilidade, ruptura de ligamento, dor no tornozelo, entre outros. A frequência de lesão no tornozelo é de 15 a 60%, sendo que o maior risco entre as mulheres é entre os 15 a 19 anos e, nos homens, entre 30 a 39 anos. A lesão ocorre principalmente quando há contato