Esportes
A educação física é considerada de fundamental importância para a formação dos alunos do ensino médio e seu papel é, além de proporcionar um momento de práticas de atividades físicas, trazer aos alunos uma consciência sobre o seu corpo, como ele pode se comunicar através desse corpo e como a cultura está inserida neste contexto. “Por meio do movimento expressado pelas práticas corporais, os jovens retratam o mundo em que vivem: seus valores culturais, sentimentos, preconceitos, etc.
O esporte na educação física é de suma importância, sendo visto como o fator mais usado na educação física escolar, o que favorece a aplicação continua em seu ciclo, porem a repetição de conteúdos faz com que alunos e professores fiquem desmotivados, em relação aos esportes convencionais. Por isso, a utilização de modalidades esportivas diversificadas pode ser usada como ferramenta da busca pela realização do objetivo da educação física.
Os esportes como basquetebol, voleibol, handebol, e principalmente, o futebol são utilizados em todo o ciclo escolar, desde o ensino fundamental I até o ensino médio, dessa maneira, os alunos se sentem saturados e insatisfeitos sem a possibilidade de diversificar e experimentar outras vivências motoras e assim muitos indivíduos saem da escola sem conhecimento de outros esportes fora os acima citados. Assim se apresenta a necessidade de serem implantadas modalidades esportivas diversificadas, chamados de esportes complementares, para a ampliação dos saberes do esporte de modo geral e com isso cumprindo os objetivos da educação física, dentro de suas determinadas abordagens pedagógicas e concepções, porém com outros procedimentos que incluam outras modalidades.
Esses esportes diversificados podem ser desde rúgbi, basebol, esgrima, até mesmo algo mais simples como futevôlei, xadrez e peteca, o que abrange desde os professores da escola e com certeza especialistas em desenvolvimento motor, que poderão avaliar o