esporte
Muitas definições de esporte incluem a noção que ele é uma atividade física. Em outras palavras, ele envolve o uso de atividades motoras, proeza física ou esforço físico. Isto já delimita o conceito, mas diferentes atividades físicas claramente variam na sua caracterização de habilidade motora, proeza ou esforço
Certamente, nem todas atividades que envolvem habilidades motoras complexas ou esforços físicos vigorosos seriam classificados como esporte. As atividades devem acontecer sob certas condições.
De acordo com muitos sociólogos do esporte, o esporte é caracterizado por alguma forma de competição que ocorre sob condições formais e organizadas.
Competição neste caso é definida como um processo através do qual o sucesso é medido diretamente pela comparação das realizações daqueles que estão executando a mesma atividade física, com regras e condições padronizadas.
– As regras da atividade são padronizadas.
2 – O cumprimento das regras é feita por entidades oficiais.
3 – Os aspectos técnicos e organizacionais da atividade se tornam importantes. 4 – A aprendizagem das habilidades esportivas se torna mais formalizada.
Em resumo, a transformação de uma atividade física competitiva em esporte, geralmente envolve a padronização e imposição de regras e o desenvolvimento formal de habilidades. Em outras palavras, a atividade se torna padronizada e regularizada.
Em termos sociológicos, ela passa por um processo de institucionalização.
O que Stone sugeriu é que o esporte é diferente da brincadeira. O esporte não tem a liberdade e a espontaneidade da brincadeira. Ele é organizado e estruturado, mas não a ponto de destruir as brincadeiras que dele se originam. O esporte não é desempenhado de acordo com um roteiro pré-planejado; ao contrário, ele se revela de um momento para outro de acordo com as escolhas e as ações das pessoas envolvidas. Em outras palavras, a organização e a estrutura co-existem com a liberdade e a