RECURSOS ENERGÉTICOS
Podemos destacar dois eventos de extrema importância na história do planeta Terra: a origem da vida, o qual pode explicar a composição da biosfera e a própria evolução terrestre, além do impacto de um gigantesco meteorito, o qual foi considerado a maior catástrofe da história, extinguindo os dinossauros.
A origem da vida
Há hipóteses de que boa parte dos gases e da água da nossa atmosfera e hidrosfera chegou à Terra pela colisão de cometas na superfície terrestre. Apesar disso, a maioria dos especialistas acreditam que, de fato, os primeiros seres vivos se originaram nos oceanos, os quais se tornaram ricos em compostos orgânicos por meio da interação entre calor, litosfera, hidrosfera e a atmosfera primitiva. Estima-se que a vida na Terra começou entre 4 e 3,8 bilhões de anos atrás, porém o homem que sobrevive atualmente, baseado em seu DNA, possui processos metabólicos, hábitos de vida e ecossistemas, variados em poucas centenas de milhões de anos.
O evento K/T e o bólido assassino
Podemos chamar os meteoritos, cometas e asteroides como bólidos. O bólido mais famoso é aquele responsável pela onda de extinções (dinossauros, répteis voadores, plantas, entre outros) gerada por seu grande impacto na estratosfera, determinando o fim do período Cretáceo, dando início ao Terciário (evento K/T). Além da extinção desses seres, houve outros desdobramentos nos dias seguintes do impacto causado pelo bólido assassino como: terremotos, tsunamis, chuvas ácidas, “inverno nuclear”, etc. Podemos caracterizar esse o “inverno nuclear” como um efeito que gerou muita poeira e