Pedido de dispensa de monitorização da água de um rio adjacente a uma empreitada
1 instalação SEVESO de nível superior de perigosidade,
1 instalação química, várias instalações industriais PCIP,
1 lixeira e 1 ETAR.
Vários pontos de descarga directa de águas residuais, a montante da obra.
Face aos dados anteriormente apresentados, vem-se, por este meio, solicitar a dispensa de execução das seguintes análises, no âmbito da monitorização de águas superficiais:
Substâncias
Actividades / Fontes de produção
Hidrocarbonetos Aromáticos Policiclicos:
Na água, as fontes desse hidrocarboneto poliaromático são a dispersão de matérias betuminosas, os derrames de hidrocarbonetos acidentais, as precipitações atmosféricas, as atividades industriais, os esgotos e os depósitos de resíduos urbanos.
Durante e após a ocorrência de chuva, as águas de escorrência são o principal veículo condutor de poluentes, nomeadamente de HAP.
Embora esteja prevista a colocação de tapete betuminoso, este far-se-á de modo controlado, restrito à estrada, sendo que os passeios funcionam como retenção do betuminoso, pelo que não se prevê que o betuminoso entre em contacto com a água do rio,
Também não se prevê o derrame de hidrocarbonetos, uma vez que serão tomadas todas as medidas previstas em sede de PGA, para prevenção de tais acontecimentos.
Cádmio
As principais fontes de contaminação aquática são:
Actividades mineiras, fundição de metais não ferrosos, industria de curtumes, produção de plástico, extracção de rochas, manufactura de fertilizantes fosfatados e outros pesticidas, acidificação propositada de solos, corrosão de metais, deposição de resíduos sólidos.
Face às fontes de poluição apresentadas, não se encontra necessidade de monitorização deste metal pesado na presente empreitada.
Chumbo
As principais fontes de contaminação aquática são:
Descargas de efluentes industriais como, por exemplo, os efluentes das indústrias de acumuladores (baterias), bem como devido ao uso indevido de tintas e