instrumentação
1 B a compensação é feita somente no sensor, através de uma lamina bimetálica classe 1A, onde a compensação é feita no sensor e no capilar, por meio de um segundo capilar ligado a um elemento de compensação idêntico ao de medição, sendo os dois ligados em oposição.
49 - Qual o princípio de funcionamento do termômetro bimetálico ?
Baseia-se no fenômeno da dilatação linear dos metais com a temperatura 50 - Qual a expressão matemática que define a dilatação dos metais ?
Lt = Lo. ( 1 + .t)
51 - No que consiste o termômetro bimetálico ?
consiste em duas laminas de metais com coeficientes de dilatação diferentes sobrepostas, formando uma só peça. Variandose a temperatura do conjunto, observa-se um encurvamento que é proporcional a temperatura. 52 - Normalmente, qual o material da lâmina bimetálica ?
Normalmente usa - se o invar (aço com 64% Fe e 36% Ni) com baixo coeficiente de dilatação e o latão como metal de alto coeficiente de dilatação.
55– No que consiste um termopar ? consiste de dois condutores metálicos, de natureza distinta, na forma de metais puros ou de ligas homogêneas.
56 – Qual o nome da junção que vai ao processo ? se dá o nome de junta quente ou junta de medição
57 – Qual o nome da junção que vai ao instrumento ?
é chamado de junta fria ou de referência.
58 – Quais são os quatro fenômenos que ocorrem em um termopar ?
o efeito Seebeck, o efeito Peltier, o efeito Thomson e o efeito
Volta.
59 – Qual o fenômeno que Seebeck descobriu ?
ele notou que em um circuito fechado, formado por dois condutores diferentes A e B, ocorre uma circulação de corrente enquanto existir um diferença de temperatura T entre as suas junções
,
65 – Quais são os três grupos de termopares ?
- Termopares Básicos
- Termopares Nobres
- Termopares Especiais
66 – Cite quatro tipos de termopares básicos e