Fundamentos filosóficos da educação
Podemos concluir que sua missão principal, é tornar viável, possível a busca da felicidade, e quebrar conceitos existentes, mostrando ao homem nessa busca que lhe é permitido a mudança de comportamento em relação ao meio que vive. Consolando nos momentos de crise para conseguir a plenitude a paz interior.
Depois dessa breve explanação, discutimos: Qual a primeira intenção da Filosofia na escola? Penso que a filosofia deve levar os alunos e alunas conhecerem melhor a si mesmos, a sociedade e mundo que os cerca. Despertando autonomia do pensar, agir e se comportar. Apropriando do seu ser mais íntimo, o educando e educanda são chamados efetivamente para serem geradores das suas próprias ideias e transformadores da realidade. A finalidade da Filosofia na escola é mais do que ensinar pensamentos, que também é importante, mas a Filosofia deve despertar o aluno a pensar sistematicamente e criticamente.
Todos nós devemos ter um novo olhar sobre a Filosofia (sobretudo os educadores de outras áreas). Ela não pode ser vendida com disciplina ou ciência de pessoas que ficam divagando sem ter ocupações, nem como salvadoras da educação e da humanidade. Mas deve ter o seu merecido respeito.
Segundo: O filósofo Kant dizia “Não se ensina filosofia. Se ensina a filosofar”, pois filosofar nada mais e do que colocarmos nossa mente para pensar.
Segundo Galileu Galilei “Não se pode ensinar nada a um homem, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo.”
A filosofia não é valorizada nesse sistema capitalista, ela não