fundamentos filosoficos
A importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar 03
A indústria cultural invade a escola brasileira 04
Novas perspectivas para a educação no século XXI. A Práxiz 07
Em que medida a indústria cultural interfere na realidade da educação contemporânea 09
Conclusão 11
Biografia 12
Agradecimentos 12
A importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.
Ensinar filosofia é ensinar a pensar criticamente sobre aos problemas, às teorias e os argumentos da filosofia. Temos que ter instrumentos críticos e informação adequada, só assim poderá participar de igual para igual em um debate de ideias filosóficas.
A filosofia é diferente apenas em grau e não em espécie de outros tipos de conhecimento. A falta de qualidade no ensino da filosofia é devido a uma incompreensão da natureza da própria filosofia.
Filosofia é filosofar, discussão e aprendizagem. É uma forma de se conhecer a realidade e ajuda a construir uma personalidade a ser elaborada.
O filosofo busca as bases da educação, discutir quem é o ser humano que queremos formar e que deve ser ensinados.
Poderá parecer que afirmar que a filosofia é uma disciplina em aberto, sem resultados substanciais consensuais, é uma forma de apoucar a disciplina, de denegrir. Conteúdo, como veremos, há razões para pensar que esta percepção resulta de cientismo. Em qualquer caso é importante declarar desde já que o caráter aberto da filosofia em nada diminuir o seu valor cognitivo ou social, a sua seriedade acadêmica ou escolar , ou a sua importância existencial.
Em qualquer caso as instituições, tanto universitário como pré-universitário, estão sobre tudo preparados para ensinar aos estudantes os resultados das diferentes disciplina das humanidades, das ciências