Pedagogia
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – TURMA DE 2011
ATIVIDADES DE GESTÃO DA EDUCACÃO EM
AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
Maria Luiza Bicudo – RA: 1131953
Polo – Butantã
2013
São Paulo – SP
AMBIENTE ESCOLAR
"Convivemos até bem pouco tempo com a visão de uma pedagogia inserida no ambiente escolar, na sala de aula, do profissional da educação envolvido com os problemas da educação formal, uma idéia falsa de que o pedagogo é o profissional capacitado e treinado para atuar somente em espaços escolares, é o responsável pela formação das crianças, sempre se envolvendo no cotidiano escolar, com os problemas relacionados à educação formal, propriamente dita. A vida escolar e a educação formal e um foco muito importante para o Pedagogo, mas não e o único.
Diante da realidade em que se encontra a sociedade, a educação tem se transformado na mola mestra, para enfrentar os desafios que se articulam dentro dela e em todos os seus segmentos, desafios gerados pelo avanço tecnológico do nosso tempo atual, a educação é também a mola mestra para transformar a situação de miséria intelectual e econômica promovendo acesso à sociedade daqueles que são vistos como os excluídos. A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. As condições para a construção de uma sociedade democrática, com justiça social, dependem da universalização do ensino básico com qualidade, mantendo-se todos principalmente crianças e adolescentes, nos bancos escolares. A garantia de acesso e de permanência significa que todos têm direito de ingressar na escola sem distinção de qualquer natureza, não podendo ser obstada a permanência de quem teve acesso.
O acesso não pode ser impedido a qualquer criança ou adolescente, todos possuem o direito à matrícula em escola pública ou particular e pra isso são necessários alguns documentos porem se a mãe ou