Fundamentos do comércio eletrônico
O comércio eletrônico (e-commerce) é um processo de negócio em ambiente eletrônico e a internet é o caminho para que isso aconteça.
O e-commerce oferece as organizações grandes contribuições pois permite que a empresa apresente e comercialize o seu produto em qualquer lugar que deseja além de trazer comodidade aos clientes e aumentar a competitividade das empresas que alcançam em alguns momentos melhores custos, melhor relacionamento com os clientes e um baixo custo no estoques de produtos físicos pois atende uma demanda de acordo com a necessidade do cliente.
As empresas para investirem nesta modernidade precisam investir também em segurança e em tecnologia para não deixar a desejar a seus clientes, é necessária uma preocupação com a segurança dos dados e manter a manutenção m páginas eletrônicas e atualização de produtos disponível para não cair em descrédito.
Tendências em relação ao e-commerce:
B2B – compra e venda de informações, produtos com redes privadas. Normalmente entre parceiros.
B2C – compra e venda entre a empresa e o consumidor final. Não dependem de intermediários.
C2C – comércio entre consumidores, exemplo: classificados.
B2G - São as transações entre empresa e governo.
B2E – Comércio em portais da empresa (intranet)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COLABORATIVOS – POR QUE AS EMPRESAS NECESSITAM!
Sistemas Colaborativos são Sistemas de Informação que fornecem suporte computacional aos indivíduos que tentam resolver um problema em cooperação com outros, sem que todos estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.
As empresas hoje em dia precisam estar cada vez mais ligadas nas modernidades e em locais diferentes. Para isso são desenvolvidos mecanismos para manter a empresa toda conectada.
Podemos citar como exemplo disso vídeos conferências, chat dentro da própria empresa com usuários conectados a um sistema próprio, fórum de discussões e ainda mais comuns como