E-commerce
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Plataformas e Sistemas para E-commerce
Edi Carlos Borba – RA B074DJ-7
Trabalho referente à disciplina Sistemas para Internet e Software Livre do Curso de Gestão em Tecnologia da Informação, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Prof. Marcelo
SÃO PAULO
2012
Sumário
1. Introdução 3 2. Fundamentos para E-commerce 5 3. Plataformas E-commerce 7 4. Conclusão 9 5. Referências Bibliográficas 10
1. Introdução
E-commerce ou comércio eletrônico é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador, ou seja, é o ato de vender ou comprar pela internet.
A globalização, o crescimento e o avanço tecnológico em ritmos de crescimento acelerado, favoreceram a criação de sistema de comércio eletrônico, pois as grandes empresas identificaram novas formas de obtenção de ganhos e competitividade nos negócios, tanto na venda direta para o consumidor ou em transações entre empresas.
Porém, este crescimento rápido faz com que o comércio eletrônico encontre em sua velocidade e alcance vários tipos de obstáculos. Existem obstáculos tecnológicos, culturais, organizacionais e estruturais para o pleno desenvolvimento do comércio eletrônico.
Para tentar compreender o valor do comércio eletrônico, é preciso compará-lo com as formas de transações comerciais tradicionais e verificar como ele pode transformá-las. A compreensão das possibilidades e limitações do comércio eletrônico ajuda a encontrar meios de melhorar a qualidade de um serviço ou de se desenvolverem mercados de outra forma inacessíveis. O comércio eletrônico também abre novas possibilidades de negócios que seriam impensáveis anteriormente.
É válido salientar que não se pode estreitar a visão do comércio eletrônico no que se diz respeito a venda direta de informações, serviços e produtos, pois há um potencial muito