Fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveis
Karla Silvana Marquezan Silva
3º ano de Letras
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa
Professor! Eu? Reflexões acerca da formação profissional em Letras
O texto relata reflexões a respeito da formação profissional da graduação de Letras, especialmente o acadêmico habilitado em Língua Inglesa.
As reflexões são a respeito do Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e pode-se ressaltar algumas ideias relacionadas à prática em si do estágio. O estagiário vai se dar conta de que será um professor num futuro próximo quando se vê no estágio, e a partir daí ele começa a ter dúvidas se é isso mesmo que ele quer. É um processo árduo e contínuo, onde o professor tem sempre que dar continuidade aos estudos para ser um bom profissional. Sem falar nos baixos salários e a falta de reconhecimento por parte da sociedade. São problemas que desmotivam muitos acadêmicos e que devem ser enfrentados por aqueles que realmente querem abraçar a profissão, devendo ter orgulho dela e lutando para uma melhor qualificação e colocação no mercado.
Percebemos que os termos “identidade” e “cultura” são polêmicos, pois englobam a sociedade no processo de construção que postula a identidade cultural como um todo. As sociedades atuais se encontram em constante mudança, sendo assim, o professor é um sujeito em “reciclagem” constante; para que esteja apto a ensinar, o professor deve estar sempre atento à sobrevivência de qualquer cultura e sociedade, visto que, através de sua docência, possa propagar a conscientização de um determinado grupos, ajudando outros sujeitos a construírem sua própria identidade. O educador é capaz de interferir nas condições sociais de sua comunidade e colaborar com a formação de outras pessoas.
O estagiário “indivíduo- cidadão- agente- ser humano- aprendiz” está em constante amadurecimento e transformação em busca de sua identidade e autonomia, e a função do professor muitas vezes não é valorizada pela sociedade. São