Fundamentos da evolução biologica
O Pensamento Evolucionista vIdéias de Lamarck – No início do século XIX alguns naturalistas passaram a tentar explicar as causas das transformações das espécies. vEm 1809, Lamarck publicou o livro (Filosofia Zoológica), no qual propôs uma explicação para a evolução biológica (Lamarckismo).
v Lamarck acreditava que formas primitivas de vida estão sempre surgindo por geração espontânea. v Segundo ele, o ambiente pode forçar a mudança de hábitos , levando ao crescimento de certas estruturas ou atrofia (lei do uso e desuso).
Ø
Lei da herança dos caracteres adquiridos: Lamarck afirmava que o meio ambiente estava permanentemente sofrendo modificações e evoluções. Logo, o corpo dos seres vivos possuía a capacidade de transformação com o objetivo de se adaptarem às mudanças do meio ambiente.
As transformações adquiridas por uma espécie seriam transmitidas para seus descendentes. Com o passar de gerações as espécies vão acumulando transformações, dando origem a novos grupos de seres vivos.
Lei do uso e desuso
Idéias de Charles Darwin – O conceito da teoria evolucionista de Darwin é apresentado em seu livro A origem das espécies (seleção natural).
DARWINISMO – Pode ser resumido em três conclusões: vPrimeira – A cada geração número de indivíduos, muitos descendentes. morre um grande deles sem deixar
vSegunda – Os indivíduos que sobrevivem e se reproduzem, são os que apresentam determinadas características , relacionadas a adaptação ao ambiente. vTerceira – Os que sobrevivem a cada geração tendem a transmitir aos descendentes as características relacionadas a sua maior adaptação.
Seleção natural
Evidências da Evolução Biológica vDocumentário fóssil; vAdaptação dos seres ao ambiente; vSemelhanças (anatômicas, fisiológicas e bioquímicas). Documentário fóssil vFósseis – São vestígios de seres que viveram no passado. vOs fósseis constituem o mais forte indício que o planeta já foi habitado por seres