Fundamentos da estratégia
POLO – ANTARES – GOIÂNIA – GO
CURSO TECNÓLOGO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TUTOR: LANILÚCIA
ALUNO: CARLOS MOURA FERREIRA
MATRÍCULA: 260469
DISCIPLINA: Estratégia Empresarial
Fundamentos da estratégia
Goiânia, agosto de 2010
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
FUNDAMENTOS DA ESTRATÉGIA
No texto sob a autoria de Renato Vieira Ribeiro, ao qual explana o título acima, o autor inicia comentando acerca da origem da estratégia. Segundo ele, a palavra vem do grego antigo stratègós e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense.
Nas palavras do autor “a estratégia é uma forma de direcionar a empresa ao aproveitamento dos recursos que possui, e a orientação de um caminho a seguir, perante os diferentes objetivos”.
Posteriormente o autor ressalta diversos tipos de estratégias, são elas: estratégia como plano, estratégia como pretexto, estratégia como padrão, estratégia como posição e estratégia como perspectiva.
Discriminado os tipos de estratégias o autor comenta acerca das escolas do pensamento estratégico. O autor cita três tipos: as escolas prescritivas, as descritivas e as configurativas. Na prescritiva a formação da estratégia dá-se como o ajuste entre as forças e fraquezas identificadas internamente, e as ameaças e oportunidades encontradas no ambiente. Já nas descritivas a escola preocupa-se em estudar a maneira com a qual o conhecimento e a interpretação são utilizados para a construção de estratégias, ela analisa o processo mental que ocorre na concepção das estratégias. Nas escolas configurativas se trata de uma escola decorrente da vertente descritiva da administração estratégica, pois essa parte da análise do contexto está presente, a fim de traçar a estratégia para mudança futura, próxima ou não. Continuando o autor ressalta a importância da estratégia, segundo ele, a estratégia estabelece objetivos, meios, instrumentos e formas de controle para conduzir a