Síntese do texto Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional
O texto “Lazer: Fundamentos, Estratégias e Atuação” é indiscutivelmente, voltado para um público específico: os estudantes das áreas que englobam atividades recreativas, como os de Pedagogia, Produção Cultural, Serviço Social, Turismo e especialmente os de Educação Física. Ele é uma síntese de pesquisas acadêmicas e experiências profissionais do autor (o Professor Giuliano Gomes de Assis Pimentel) ao longo de dez anos.
Ao longo do texto, observa-se diferentes pensamentos sobre o lazer e estratégias recreativas possíveis conforme cada realidade. Pimentel disserta sobre o lúdico no cotidiano, pressupondo o jogo como elemento intrínseco à nossa realidade e é de um pensamento de Marcellino que Pimentel leva em consideração a importância do jogo pelo prazer e não de forma compulsória, e a falta de tempo para brincar durante a infância leva a problemas sérios na fase adulta, como o aumento do alcoolismo, o estresse e a agressividade.
O autor, ainda na primeira parte, propõe a recriação de jogos para a evolução e desenvolvimento do indivíduo, segundo sua inteligência específica (musical, pictórica, espacial, interpessoal...). Com esta recriação as regras, e o próprio jogo, podem ser mudados de acordo com os valores do grupo nela envolvido. Ao mudar a realidade o homem muda a si mesmo. Apresenta dicas técnicas e dá sua conclusão a cerca de cada assunto.
Por se tratar de uma obra didática, torna-se relevante para Giuliano mostrar exemplos de como o planejamento define o sucesso da ação recreativa. Destaca o planejamento estratégico, cuidadosamente calculado, e à orientação para os possíveis problemas que podem ocorrer devido a imprevistos, à falta de ética do profissional ou ao mau planejamento da atividade.
O autor critica o descaso público para com a organização do lazer, tanto pelo governo, que descumpre com seu dever, quanto da população, que