Oratória
Sumário
Comunicação e Marketing Pessoal 1 Buscando Motivos para Comunicar-se Bem 3 Quem tem Medo de Falar em Público? 5 Plano de ação comportamental para administrar medos e inibições 7
Comunicação e Marketing Pessoal
Há um fato que é incontestável: a comunicação eficaz é símbolo de poder e autoridade. Cada vez mais em nosso mundo globalizado, a busca da excelência nas comunicações é um desafio para quem pretende atingir um alto nível de profissionalismo.
Em um mundo competitivo, onde um bom marketing pessoal pode ser a senha para o sucesso, há necessidade da competência técnica, aliada à competência comportamental e emocional, que incluem relações interpessoais mais enriquecedoras. E afinal de contas: * Quem de nós não quer ser ouvido com interesse e respeito ? * Quem de nós não quer ser aceito ? * Quem de nós não quer persuadir o interlocutor com idéias claras, coerentes e objetivas ? * Quem de nós não quer participar do meio em que vive e influenciar nas decisões do grupo ? * Quem de nós não quer transmitir segurança e fluência durante a explanação de um assunto ? * Quem de nós não quer receber feedback positivo quanto às atuações como comunicadores e facilitadores da aprendizagem ?
Quanto ao aspecto individual, comunicar-se bem é uma forma de libertação.
Quando falamos, temos a oportunidade de arrancar as máscaras e deixarmos transparecer quem realmente somos, liberando outras formas de expressão que permaneciam em estado latente. Esse processo ajuda a dar vazão ao lado criativo, deixando emergir um “eu” mais autêntico e profundo.
Nós nos comunicamos para sermos reconhecidos e aceitos, para sabermos quem somos, por meio do espelho que o outro nos mostra. Somos eternos investigadores de nós mesmos, mas quem nos possibilita a revelação instigadora de quem aparentamos ser, no meio em que atuamos, é o outro. É ele que nos apresenta pistas, que desvendam a parte de nós que, muitas vezes é cega e surda.