Fundamentos da educação
Refletir sobre educação é uma tarefa desafiadora dada à relevância e a complexidade envolvida. Toda estrutura educacional está organizada com a finalidade primeiramente de promover a aprendizagem seja ela formal ou informal para o desenvolvimento humano. Neste âmbito procuramos compreender teorias e suas influências nos processos educacionais. Primeiramente do ponto de vista do Behaviorismo e da Psicanálise e suas contribuições para o processo educacional.
DESENVOLVIMENTO
O Behaviorismo na educação mostra que através de incentivos, dinâmicas,condicionamentos, de estímulos é possível estimular a criança ao aprendizado.
Já a psicanálise, aborda o estudo da natureza humana e sua condição social, histórica e cultural , como sendo seu objeto de estudo e aponta estudos mais comportamentais no processo de aprendizagem, o que evolve interações intra e interpessoais, emoções, personalidades até o seu comportamento. O ser humano de forma informal adquire seus conhecimentos em seu convívio social. E este se estende ao longo de sua vida e, junto com o conhecimento formal amplia seu olhar diante do que será aprendido.
Partindo destas áreas behaviorista e psicanálise pode-se chegar a uma educação informal, aquela que ocorre na nossa vivência familiar, social e formal, onde o processo de aprendizagem tem e é proposto por determinadas instituições com intenções pedagógicas regidas por políticas, seja privada ou pública.
Desta forma, dizemos que primeiramente o docente tem que despertar no discente o prazer de querer aprender, fazendo com que haja um interesse na aprendizagem, sendo dinâmico e interativo, sempre ligados a mudanças nos métodos educacionais, sem contudo impor e forçá-lo a aprender.
“Você não pode impor felicidade. Você não pode em última instância, impor coisa alguma. Nós não usamos a força! Tudo que precisamos é engenharia comportamental adequada.” B.F.Skinner
CONCLUSÃO
Sendo assim, podemos dizer que todo indivíduo nasce com a