Petróleo
Mais tarde, esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares (calcário e arenito). As altas pressão e temperatura exercidas sobre essa matéria orgânica causaram reações químicas complexas, formando o petróleo.
O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e quantidades variáveis de não-hidrocarbonetos, contém centenas de compostos diferentes. Em termos elementares, o petróleo é composto essencialmente por carbono (80 a 90% em peso), hidrogênio (10 a 15%), enxofre (até 5%), oxigênio (até 4%), nitrogênio (até 2%) e traços de outros elementos (ex: níquel, vanádio, etc). A composição do petróleo é geralmente descrita em termos da proporção de hidrocarbonetos saturados, hidrocarbonetos aromáticos e não-hidrocarbonetos.
Extração: A primeira etapa da exploração do petróleo é a prospecção, isto é, o estudo detalhado do solo e do subsolo feito por geólogos para determinar a probabilidade de existência ou não de petróleo. Esse estudo é feito fazendo-se uma verdadeira “radiografia” do terreno por meio de satélites, aviões e equipamentos diversos. Esses equipamentos ajudam também a ver se será viável economicamente realizar