FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Curso de Pós-Graduação em Metodologia de Ensino da Educação Física
Nome do Aluno (a): Michelle J. Adam
Data: 21/03/2015
Disciplina: Fundamentos da Educação
CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO.
INTRODUÇÃO
A educação escolar é processo que tem como finalidade maior a formação integral do ser humano e essa formação integral, depende em grande parte dos fundamentos que orientam a prática escolar.
Neste sentido, a Filosofia, a Sociologia e a Psicologia, surgem como áreas de conhecimento indispensáveis no sentido de compreender de que modo a escola precisa pensar, planejar e executar seu Projeto pedagógico.
Com base nesta perspectiva, a presente reflexão busca analizar de que modo a filosofia, a sociologia e a psicologia, enquanto campos de conhecimento que permitem compreender a evolução das formas de organização e evolução das sociedades, podem auxiliar nos fundamentos da educação.
2. FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E PSICOLOGIA: BASES PARA PENSAR A PRÁTICA EDUCATIVA
Perceber as particularidades, e ao mesmo tempo, reconhecer as estreitas relações existentes entre as ciências é fundamental para que se compreenda o quanto a Filosofia, a Sociologia e a Psicologia constituem a base do pensamento que ajuda a conceber a escola como espaço de encontro do diferente e das multiplas possibilidades de formação e desenvolvimento social.
Segundo Aranha (2009), A Filosofia precisa ser compreendida como processo, reflexão crítica e autônoma a respeito da realidade, tornando-se uma forma de pensar e ver o mundo.
Neste sentido, Chauí (2000, p 15), afirma que a Filosofia “visa ao estudo e interpretação de idéias ou significações gerais como: realidade, mundo, natureza, história, subjetividade, objetividade, diferença, repetição, semelhança, conflito, contradição, mudança”.
No campo da Educação, Severino (1998, p. 7), explica que cabe à Filosofia da Educação, desenvolver uma reflexão propriamente epistemológica sobre a