Fundamentos da Educação
CURSO: LETRAS - 2º PERÍODO NOTURNO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EXERCÍCIOS: APOSTILA - IDADE MÉDIA E IDADE MODERNA- APS ROFESSORA: MARIA MARTA DO COUTO PEREIRA ALUNA: ANGELITA BATISTA DA SILVA Respostas – Idade Média e Idade Moderna das páginas 16 a 23 / 33 a 45.
01. A Idade Média abarca um período de mil anos, desde a queda do Império Romano (476) até a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453). Apesar dos tempos turbulentos, a herança cultural Greco- latina é resguardada nos mosteiros. Os monges são os únicos letrados num mundo em que nem nobres nem servos sabem ler. Podemos então compreender a influência que a Igreja exerce não só no controle da educação, como na fundamentação dos princípios morais, políticos e jurídicos da sociedade medieval. No século IX, com o renascimento carolíngio, fundam-se escolas e reformula-se o ensino. A partir do século IX, a atividade da burguesia comercial em ascensão provoca o reaparecimento de cidades, em que a fermentação intelectual culmina com a criação das universidades, nos séculos XII e XIII.
02. A filosofia Cristã, caracterizada pelo período Patrística: filosofia dos Padres da Igreja, do século II até o V.
2.1 A filosofia dos Padres da Igreja teve inicio no período decadente do Império Romano, no século II. A Patrística se caracteriza pela intenção apologética, isto é de defesa da fé e conversão dos não-cristãos. A principal figura é Santo Agostinho (354 -430), bispo de Hipona (norte da África). Durante muito tempo, Agostinho dá aulas de retórica em Tagaste, sua cidade natal, e depois em Roma e Milão, onde entra em contato com a filosofia neoplatônica.
2.2 O Cristão Agostinho adapta essa explicação à teoria da iluminação. O homem receberia de Deus o conhecimento das verdades eternas, o que não significa desprezar o próprio intelecto, pois, como o sol, Deus ilumina a