qualidade
Segundo Paladini (2004, pg. 105)
A atividade de planejamento é considerada fundamental no esforço de produzir qualidade. Planejar significa exatamente tomar decisões sem a pressão de urgência do momento requer, isso gera decisões tomadas com maior tempo para análise, maior segurança para decidir o que fazer avaliação mais cuidada sobre possíveis efeitos.
Planejar a qualidade significa tomar decisões gerencias antes que a máquina gere defeitos, antes que montes de refugo sejam gerados, antes que os fornecedores nos deixem sem abastecimento, antes que os consumidores reclamem,antes que os custos disparem,significa selecionar os recursos adequados para cada ação.
Quando o trabalho é planejado de forma que quem o execute tenha o completo domínio do atinguimento dos objetivos desejados, diz-se que o executante esta em estado de autocontrole e, por conseguinte pode ser cobrado pelos resultados. (CORREA, 2004)
Segundo Paladini (2004 pg.106) “o planejam de qual elimina ações improvisadas, decisões com base intuitiva e subjetivismo”. E fundamental direcionar o planejamento para a melhoria contínua.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Segundo Yshikawa (apud Corrêa 2004, pg.212) “ ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações- quem resolve isso são as pessoas!”
Ferramentas apóiam e auxiliam pessoas na tomada de decisões. São ferramentas simples e ao mesmo tempo fortes, de fácil entendimento e aplicação, de forma a apoiá-las na resolução e no controle de problemas de qualidade o mais próximo possível de suas ocorrências. São elas: Diagrama de processo, Análise de pareto, Diagrama de causa e efeito, diagrama de correlação, histograma, Cartas de controle de processo, folha de verificação, analise de modo,