Fundamentos da educação infantil
Aprender a ser professor na educação infantil, nos dias de hoje, não é uma tarefa fácil que se conclua após estudos referentes a conteúdos e técnicas de ensino. É preciso uma formação que atenda as especificidades do atendimento a crianças pequenas, pautada no binômio cuidar e educar. Necessita-se de uma aprendizagem por meio de situações práticas, que aconteça continuamente ao longo da vida, com um fio condutor que produza os sentidos e significados do ser professor, o que influencia na construção e reconstrução de sua identidade enquanto profissional, garantindo ao mesmo tempo um intercâmbio entre a formação inicial, a continuada e as experiências vividas.
Abordagem teórico-metodológica
As representações sociais são uma diretriz que nos auxiliam a compreender os fatos da educação e seus significados sociais no processo educativo. A importância da aplicação das representações sociais aos fenômenos educacionais se da pelo fato de serem fenômenos complexos, integrantes do processo pelo qual o sentido de um dado objeto é estruturado pelos sujeitos nas relações com a sociedade, permitindo assim a aplicação da teoria ao campo da educação tomando o objeto de pesquisa no dinamismo que o constitui (MADEIRA 2001). Sendo assim, as representações sociais nos ajudam a compreender como os sujeitos constroem os significados na área educacional, estudo desta pesquisa, que tem como proposta analisar os sentidos que os professores de educação infantil atribuem a sua profissão.
Identidades
As identidades são construídas permanentemente através de uma relação dialética individuo e sociedade, construídas através das interações sociais, a identificação do sujeito no grupo é a diferença entre seus pares, o que contribuiu para reconhecer a diferença e construir sua própria identidade. A identidade profissional docente é percebida como um processo que possui várias características, tais