Sistema sexual masculino
CURSO: ODONTOLOGIA – 3 BLOCO
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO TERESINA
2012
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
ORGÃOS DO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino é composto por inúmeras estruturas, são elas:
Nos testículos é onde são formados o esperma, onde é secretada a testosterona; o epidídimo é um sistema de túbulos enovelados por onde passam os espermatozoides durante a maturação; o ducto ou canal deferente é o local onde o esperma fica localizado e também conduz o esperma do epidídimo à uretra; a vesícula seminal é uma glândula que produz o liquido seminal durante o ato sexual; a próstata é uma grande glândula que produz o liquido prostático alcalino restabelecendo a alcalinidade da uretra; o pênis constitui o que conhecemos comoo órgão sexual masculino externo, que é formado por dois corpos cavernosos e um corpo esponjosa, por onde passa a uretra peniana, nesses corpos encontram-se espaços que preenchem-se de sangue promovendo a ereção. Na extremidade do pênis, nota-se a glande que é formada somente por corpo esponjoso sendo uma região extremante sensível a estímulos.
TÚBULOS SEMINIFEROS E FORMAÇÃO DO ESPERMA
Os túbulos seminíferos localizam-se nos testículos, sendo que cada lóbulo testicular é composto por um a quatro destes túbulos que alojam como novelos dentro de um tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos. É nos túbulos seminífero que ocorre a produção dos espermatozoides. Cada testículo possui de 250 a 1000 túbulos que medem aproximadamente 150 a 250 µm de diâmetro e 30-70 centímetros de comprimento cada um, sendo o comprimento combinado dos túbulos de um testículo de aproximadamente 250 metros.
Esses túbulos enovelados iniciam em fundo cego e terminam em curtos tubos denominados por túbulos. Estes conectam os túbulos seminíferos com um labirinto