Biblia
Como a Bíblia foi criada? Como ela chegou até nós? Como a estrutura que conhecemos hoje de 66 livros se formou e por que está “limitada” a estes livros?
A questão de quais livros pertencem à Bíblia é chamada questão canônica.
A palavra “cânon” deriva de um termo hebraico que significa “junco” ou “vara de medir”. A palavra veio eventualmente a significar catálogo ou lista de livros. Cânon, portanto, é a coleção de livros que passaram pelo testes de autenticidade e autoridade realizados pela Igreja.
Como foram os testes aplicados aos livros pela Igreja?
1º) Havia o teste de autoridade do escritor. Em relação ao Antigo Testamento, isto significa a autoridade do legislador, do profeta ou líder em Israel. No caso do Novo Testamento, o livro deveria ter sido escrito ou influenciado por um apóstolo. Pedro, por exemplo, apoiou a Marcos, e Paulo a Lucas.
2º) Os próprios livros deveriam dar alguma prova intrínseca de seu caráter peculiar, inspirado e autorizado por Deus. Seu conteúdo deveria demonstrar ao leitor algo diferente de qualquer outro livro por comunicar a revelação de Deus.
3º) O veredicto das igrejas quanto à natureza canônica dos livros era importante. Na verdade, houve uma surpreendente unanimidade entre as primeiras igrejas quanto ao cânon.
O ANTIGO TESTAMENTO
A revelação escrita foi dada por Deus e colecionada pelos judeus em três estágios:
A LEI em primeiro lugar, os regulamentos religiosos da comunidade judaica. A seção recebeu o nome de “Torá” (instrução), chamada também de Pentateuco (cinco livros: de Gênesis a Deuteronômio).
A seguir vieram os PROFETAS, chamados de “Nebiim”, divididos em Profetas anteriores: Josué, Juízes, 1º e 2º Samuel e 1º e 2º Reis e Profetas posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e os conhecidos profetas menores (de Oséias a Malaquias).
Por último temos os ESCRITOS, ou “Ketubim” que são: Salmos,