sistema sexual masculino
O sistema reprodutor masculino é o sistema responsável pela produção dos gametas masculinos, tal como a maturação e introdução destes no aparelho reprodutor feminino. Como processos fisiológicos relacionados a essas funções, há a produção de hormônios e do sêmen. Sua forma e função esta intimamente relacionada à evolução dos sistemas de acasalamento em primatas e ao conflito sexual entre macho e fêmea.
Os principais órgãos reprodutores masculino são os testículos, o epidídimo, os canais deferentes, as vesículas seminais, a próstata e o pênis.
Quando um indivíduo esta em uma atividade sexual, reflexos neurais, com origem, principalmente, na glande do pênis, passam para medula espinhal, retornando para os órgãos sexuais, produzindo ereção do pênis, secreção de muco pelas glândulas associadas ao pênis, para efeitos de lubrificação, e emissão e ejaculação, quem ocorrem no instante de excitação sexual máxima.
Nos testículos ocorrem a maturação do espermatozóide a partir de espermatogônias, que se multiplicam por etapas sucessivas formando espermatócitos primários, espermatócitos secundários e finalmente espermátides, que maturam espermatozóides.
A testosterona que é o hormônio sexual masculino é responsável pelo desenvolvimento das características corporais masculinas típicas, esse hormônio é secretado pelas células intersticiais de Leydig, no testículo.
DIVISÃO ANATÔMICA
* Fonte: Google imagens
Em sua divisão anatômica os órgãos se dividem de acordo com suas funções, são esses os principais órgãos:
Forma a âmpula do canal deferente, quantidade