Fundamentos da Educa o Inclusiva
1° ATIVIDADE
De acordo com o que foi estudado dessa unidade, está claro que o avanço da Inclusão na educação básica não depende apenas de leis que as ampare, mas sim do apoio das próprias instituições e professores, sendo eles ferramentas fundamentais para esse processo. Esses por sua vez tem que buscar maiores aprimoramentos com relação à educação inclusiva, que hoje se encontra bastante defasada, pois existem falta de amparo das esferas superiores do governo e da educação para tornar o sistema mais inclusivo.
Nos dias atuais, a educação vem tentando se tornar cada vez mais inclusiva, mas isso não está garantindo sua eficiência no ensino de alunos com necessidades educacionais especiais, falta recursos, planejamento, reorganização da escola (como um todo) e reformulação no conceito de deficiência por parte dos professores e colaboradores. Existe uma necessidade de capacitação de todos que envolvem a educação, reorganização para atender a forte demanda de alunos com necessidades educacionais especiais, que vem crescendo e se tornando mais frequente dentro das escolas, como apontado no censo de 2010 (BRASIL, Inep/MEC, 2010), citado nessa unidade do caderno de referência. A escola e os professores tem que estarem preparados para essa nova realidade, porém nosso dia-a-dia difere muito dessas expectativas à escola vem garantindo o acesso desses alunos com necessidades educacionais especiais, porém não garante o acesso ao aprendizado efetivo.
Portanto é necessário, que muitos desses documentos que dão amparo a Educação Inclusiva que é o caso do Conselho Nacional de Educação, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional entre outros, saíam do papel e comecem de forma efetiva mudar a realidade da Educação Inclusiva no Brasil com a participação ativa de todos que a envolvem, só assim vamos ter uma educação inclusiva mais eficaz em nosso País.