Fundamentos da didática
O fato de saber que o ato era errado não me impediu de realiza-lo pelo simples fato de não haver nenhum impedimento físico no momento (segurança, lacre, outras pessoas responsáveis...). A minha curiosidade foi maior que a minha sensatez na ocasião.
B) Na época do meu Ensino Fundamental, mais precisamente na terceira série houve um sorteio na minha sala de aula onde os ganhadores iriam a um passeio ao parque de diversões Play Center e com minha incrível sorte consegui ser um dos dois únicos a não ser sorteado. Considerando que eu queria muito ir e a única forma seria caso um dos escolhidos desistisse, utilizei de argumentação e suborno (em forma de cartas do Yu-gi-Oh) até conseguir convencer não somente um, mas dois alunos a desistirem. E assim fomos eu e o outro não sorteado ao tal passeio.
II - Tradições, dogmas, elementos culturais, religiosos e superstições... Tudo isso é passado de geração a geração através da educação familiar e da convivência no meio social. É fato que o modo de pensar denominado Senso Comum está profundamente enraizado na sociedade, de forma que nem mesmo percebemos quando o estamos exercendo e mesmo quando temos consciência para refletir e questionar por nós mesmos não somos capazes de deixar esse modo de pensar totalmente de lado.
Uma criança é criada de acordo com o que seus pais e familiares próximos acham correto, o que por sua vez vem da criação que tiveram e do que vivenciaram. Essa educação se juntará as experiências que o próprio individuo for acumulando ao longo do tempo até acabarem por formar seu caráter e personalidade.
Do meu ponto de vista o papel do professor na formação da criança é muito significativo, afinal raramente os pais se preocupam em ensinar a seus filhos