Fundamentos e didática da matemática i
Etimologicamente, método significa caminho para se chegar a um fim. Pode ser a condução do pensamento e ações para alcançar um intento. É também a disciplinação do pensamento e das ações para se obter eficiência no que se deseja realizar. Segundo Nérici, 1969, método de ensino é o conjunto de momentos e técnicas logicamente coordenados, tendo em vista dirigir a aprendizagem do educando para determinados objetivos. Técnicas dizem respeito a recursos e modos de utilizá-las para a efetivação da aprendizagem, indicam o modo de agir para se alcançar um objetivo.
No caso objeto de estudo em auxilio a professora Ana Maria, nas dificuldades encontradas por Pedro as técnicas adotadas seriam:
→ A técnica de resolução de problemas, por exemplo, inspirada em Polya, 1978, desenvolve o raciocínio do aluno, a fim de prepará-lo a enfrentar as situações problemáticas que a vida pode apresentar, além de ser uma potente ferramenta para aprender matemática.
→ O estudo em grupo possibilita incutir sentimento de grupo no indivíduo, a fim de induzi-lo a cooperar com seus semelhantes em empreitadas para o bem comum, substituindo a competição pela colaboração, o vencer a outrem por vencer a si mesmo, em esforço de auto-superação. Pode servir como fonte de motivação quando todos os grupos realizam a pesquisa sobre o mesmo assunto e em classe sorteia-se o grupo a apresentá-la.
→ A técnica da redescoberta tem a vantagem de evitar a simples memorização proporcionando verdadeira aprendizagem. Formular dúvidas ou perguntas aos alunos, encaminhando-os, depois, às pesquisas ou experiências que os levarão às respostas;