Necess
A alta prevalência de sedentarismo na sociedade atual tem sido um problema recente para a civilização moderna, é um dos principais desafios no campo da saúde pública. Comprovam este fato, a predominância atual de esforço físico de muito leve intensidade na maioria das atividades humanas, o que demanda um gasto energético inferior a 500 kcal por dia, valor este 15 vezes menor se comparado ao de nossos ancestrais que viveram há 100 mil anos, que por serem nômades, andarilhos, caçadores e coletores de alimentos, necessitaram gastar em torno de oito mil kcal diárias com atividades de sobrevivência.
O principal desafio é encontrar saídas para combater esse sedentarismo levando as pessoas a terem uma vida mais saudável, com menos riscos de desenvolve r doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, que são os grandes vilões para quem tem uma vida sedentária.
A Educação física escolar pode colaborar e muito no desenvolvimento do hábito á atividade física, pois a obrigatoriedade dessa disciplina nas escolas leva a prática e ao conhecimento sobre a importância de cuidar da integridade física expondo os riscos e as limitações de quem é vítima do sedentarismo.
I. O QUE É SEDENTARISMO?
O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.
II. QUAIS SÃO AS CONSEQUENCIAS DO SEDENTARISMO?
Falta de preparo físico para as atividades subsistenciais. Isso gera muito: * Cansaço físico e Mental * Indisposição, desânimo (preguiça) * Dores (muitas vezes causadas pela falta de circulação de