Para que ensinar ortografia?
A situação é relevante já que escrever corretamente é fator de aprovação ou reprovação dentro e fora da escola. Muitas pessoas são censuradas, discriminadas mesmo depois de anos de escolaridade e se sentem constrangidas quando têm que escrever seus próprios textos, com medo de errar.
Cabe a nós que somos educadores, rever nossa atitude para com o erro ortográfico independente em qual disciplina atuamos, uma vez que todos nós da educação possuímos formação acadêmica.
O que vale aqui esclarecer é que a escrita ortográfica é uma convenção para que se possa estabelecer uma comunicação escrita. Não se pode aceitar que educadores ainda acreditem que se trata de uma imposição inútil, que tudo seria mais simples se pudéssemos escrever da forma como falamos. Esquecemo-nos do fato da língua falada sofrer variações de região para região, de grupo sociocultural e de época para época.
Por meio da produção intensa de textos e sua reescrita os alunos progridem em suas informações sobre a língua escrita; mas não devemos acreditar que eles aprendam