PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
INTRODUÇÃO
O ensino e a aprendizagem da ortografia é fundamental, pois a comunicação escrita é de grande importância em nosso dia-a-dia, e conhecer as regras ortográficas facilitará na hora de realizá-la.
A ortografia é a parte da gramática que estuda a escrita correta das palavras
A unificação da ortografia da língua portuguesa, a nossa língua desde seu inicio vem passando por modificações para melhor se adaptar a sociedade que a usa. Com a unificação da ortografia entre os países que falam o português, facilitará a troca de livros, tanto didáticos com científicos, sem precisar de revisá-los. A reforma ortográfica causa insegurança nas pessoas que de uma hora para outras devem lidar com um novo conjunto de regras. Toda reforma pode deixar seqüelas, pois, nem todos se esquecem das antigas regras e assimilam rapidamente as novas, tudo isso causa insegurança nos indivíduos que a usa. Somente o tempo e o uso constante das novas regras será possível adaptar-se a elas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (BRASIL, 2001), afirmam que o ensino da ortografia tem sido feito a partir de repetição de regras, e de cópias feitas várias vezes da palavra que errou. E mesmo com todos os investimentos, o aluno continua escrevendo errado, pois, ensinar ortografia não é um processo passivo e muda de aluno para aluno, e é essencial a contribuição do professor.
O aluno não sabe o que deve memorizar e o que pode compreender se o professor não o ajudar, quem decora todas as regras não se beneficia com ela, já quem a compreende pode fazer uso dela, por isso de nada adianta memorizar inúmeras regras, já que não irá saber como usá-las. Logo vem a pergunta em nossas mentes: O que fazer para o aluno aprender sem total memorização? Pois, escrever corretamente as palavras é uma exigência social, e