AS RAZÕES DO DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA
!
!
PRIMEIRA AVALIAÇÃO
!
ENSAIO
!
TEMA 1: AS RAZÕES DO DESENVOLVIMENTO
!
!
INTRODUÇÃO
A Revolução Industrial, com suas diferentes etapas, pode ser considerada um dos maiores marcos da história recente da humanidade. A capacidade de se produzir em escala jamais vista anteriormente e a preços cada vez mais baixos, transformou profundamente a economia global, criando uma nova e controversa Divisão Internacional do Trabalho. Foi a partir de todo esse processo que foram estabelecidas as bases para a consolidação do atual sistema capitalista de produção. O fim da Segunda Guerra mundial em 1945, trouxe consigo um acelerado processo de descolonização e, por consequência, de surgimento de diversos países, que acabaram ficando à margem do processo de desenvolvimento do capitalismo global. Isso suscitou diversos debates sobre questões relacionadas à modernização e ao desenvolvimento das nações.
Esse ensaio tem por objetivo apresentar as ideias gerais e o debate entre algumas dessas teorias, a saber, a teoria da modernização, as teorias cepalina e da dependência e a teoria que estuda o impacto do processo de colonização no desenvolvimento das nações no longo prazo. Cada uma dessas teorias será discutida tendo como foco o trabalho dos autores estudados nesta disciplina.
!
HUNTINGTON, ROSTOW E AS TEORIAS DA MODERNIZAÇÃO
!
De maneira geral, as teorias da modernização acreditam na existência de uma teoria do desenvolvimento; num processo bem definido, nos moldes do que ocorreu na Europa Ocidental, nos
Eua e no Japão, por exemplo. Segundo tais teorias, o desenvolvimento industrial, nesses moldes, levaria ao desenvolvimento econômico, que, por sua vez, garantiria às classes menos abastadas mais oportunidades de prosperarem e levaria assim a um sistema político mais estável e democrático.
Os teóricos da modernização acreditavam que a desigualdade econômica gerava instabilidade política, pois abriria espaço para supostos radicalismos e