Academico
Relações Internacionais
Professor: Carlos Simioni
História Politica Comparada da América Latina
Meline de Oliveira Yan
Avaliação 1:
Durante o período colonial a Espanha, assim como Portugal, praticamente não tiraram proveito da riqueza retirada da América, pelo menos no sentido de adequação ao nascente capitalismo. Quais as possíveis razões para explicar este fato? Quais as consequências para a América Latina?
De fato a Espanha num determinado período recebeu muitos metais de Potosí, a quantidade que recebeu foi extremamente alta. E com isso a prata teve suas dimensões, por ser exportada através da América. Além de a Espanha receber a prata, quem mais recebia era Filipinas e a China. Meados de 1503 e 1660, a prata teve três vezes a mais do que a Europa. O território espanhol era pertencente das fontes de prata da América. E de fato que os espanhóis tinham todo o poder nas mãos, mas não sabia usar o seu poder nessa oportunidade.
Os impostos que a Espanha arrecadou, em 1543, a porcentagem de 65% do total da renda serviam para pagar a divida do Estado. E pouca parte da prata americana apoiava a economia espanhola. Alem do mais que a prata servia para o pagamento de exportações de mercadorias não espanholas. Neste período, quando um Estado havia parceria no mercado espanhol, também, tinha o seu poder perante as pratas. Nisso, a Europa lutava pelo mesmo poder que o comércio da Espanha tinha poder as pratas que recebia da América, por ter muito valor.
O cargo de rei Carlos V, na Espanha, representou ser um monarca que não falava o linguajar que é o castelhano, no seu governo, tiraram da Espanha mulas e cavalos carregados de ouros e joias preciosas. Após esse período, os metais da América e da Espanha, foram à decadência, pois o Carlos V lutou contra o desenvolvimento econômico moderno. No entanto, no mandato do Carlos V prejudicou a Espanha por ter usado a violência com a Europa.
Os espanhóis passaram por