Fenologia
Michelle de Oliveira
RESUMO
A fenologia é entendida como sendo o estudo de todas as fases ou ciclos vitais das plantas bem como sua ocorrência temporal ao longo dos anos em relação as causas de surgimento quando relacionado a fatores bióticos e anbióticos. A fenologia das plantas detém de grande importância para a compreensão das dinâmicas florestais, auxiliando na preservação de todo o ecossistema. estudos voltados ao bioma do Cerrado são de suma importância, visto sua megadiversividade a qual é vital ara a conservação de toda a biodiversidade mundial, porém mesmo diante de tal importância, o Cerrado ainda detém de altas taxas de desmatamento, as quais são causadas, em sua maioria, pelo avanço da fronteira agropecuária bem como pelo aumento da população humana. O presente trabalho tem como objetivo compreender quais são os fatores bióticos e abióticos que determinam a fenologia das espécies vegetais em áreas de cerrado. Também analisar em quais locais do cerrado estão concentrados os estudos fenológicos para verificar em quais áreas são necessários estudos fenológicos. Como metodologia para produção do referido trabalho será utilizada uma pesquisa bibliográfica aprofundada a qual inclui análise crítica, interpretação literária e compreensão de textos disponíveis sobre o tema “Estudo da Fenologia de Espécies Vegetais em áreas de cerrado”.
Palavras–chave: Fenologia. Dinâmicas florestais. Megadiversividade. Cerrado.
INTRODUÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO
CONCLUSÃO
REFERENCIAS BIBILIOGRAFICAS
AIDE, T.M. Dry season leaf production: an escape from herbivory. Biotropica, Kansas, v.24, n.4, p.532-537, 1992.
APPANASH, S. General flowering in the climax rain forests of South-east Asia. Journal of Tropical Ecology, Aberdeen, v.1, p.225-240, 1985.
BORCHERT, R. Phenology and ecophysiology of Tropical Tress Erythrina poepigiana O. F. COOK. Ecology, New York, v.65, n.5, p.1065-1074, out. 1980.
BULLOCK, S.H.; SOLIS-MAGALLANES, J.A.