FENOLOGIA DE CINCO VARIEDADES DE FEIJAO COMUM TRADICIONAIS DO ACRE
O mehoramento genetico vem contribuindo de forma significativa para o avanço da agricultura, cultivares com um bom desenvovilmento de produtividade e mellhor adaptaçao ao ambiente e ao clima vem sendo bastante utilizado, para que se haja sucesso em programa de melhoramento e importante que se tenha etapas, como a escolha de genitores para que produza individuos com uma melhor combinação de alelos favoraveis. O melhoramento de plantas é uma valiosa estratégia para o aumento da produtividade de forma sustentável e ecologicamente equilibrada. Atualmente estudos vem contribuido de forma significativa para melhorar o manejo e aumentar o rendimento das plantas, com isso vem se indentificado variedades com potencial satifastoria para ser explorado. Algumas características frequentemente consideradas em programas de melhoramento são a produtividade de grãos, resistência às doenças, qualidade nutricional, sendo a grande maioria caracteres quantitativos. O melhoramento de plantas tem sido conduzido com alguns objetivos específicos. .
Assim, há necessidade de se identificar variedades de potencial morfológico e agronômico em uso,neste sentido estudo que caracterize a fenologia de variedades, assim como a morfologia sao de estrema importacia, pois fornece informacoes que ajudam na escolha de cultivares para o plantio.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a fenologia das variedades tradicionais de feijoeiro comum cultivados no estado do Acre. Mediante a necessidade de se caracterizar geneticamente as populações de feijoeiro comum, têm-se os seguintes objetivos: Estimar a fenologia onde se sao divididos em fase vegetativa e fase reprodutiva de 5 variedades de feijão tradicionais cultivados no Acre. Fase vegatativa: a) VO caracterizado pelo aparecimento da radicula; b) V1 caracterizado pela emergência, onde se observa a presença dos cotilédones; c) V2 se caracteriza pelo desdobramento das folhas primárias; d) V3 caracterizado quando se inicia